Data: 23-05-2022
Mês: Maio
Ano: 2022

A Comissão Europeia publica hoje a sua análise anual da situação económico-social nos Estados-Membros, incluindo uma avaliação dos desequilíbrios remanescentes. Esta avaliação dos progressos dos Estados-Membros faz parte do ciclo anual de coordenação das políticas económicas a nível da UE e é conhecida por Spring Package do Semestre Europeu.

Os resultados dessas análises estão incluídos nos Relatórios para cada um dos países. Os Estados-Membros que enfrentam desequilíbrios ou desequilíbrios excessivos continuarão sujeitos a um acompanhamento específico adaptado ao grau e à natureza dos seus desequilíbrios. Esta ação centrar-se-á nas suas respostas políticas através de um diálogo com as autoridades nacionais, através de missões de peritos e através de relatórios intercalares.

Assim, a Comissão Europeia divulga hoje o Country Report de Portugal no âmbito do semestre europeu, que mantém as previsões económicas de Primavera de 16 de maio de 2022 e identifica desequilíbrios macroeconómicos relacionados com a elevada dívida externa, privada e pública num contexto de baixo crescimento da produtividade.

Principais desequilíbrios:

- A Posição de Investimento Internacional de Portugal mantém-se vulnerável, mas evoluiu favoravelmente em 2021;

- O saldo da Balança Corrente passou de 0,4% do PIB em 2019 para -1,1% em 2020 e 2021;

- A exposição do país ao turismo estrangeiro contribuiu para uma perda de quota de mercado.

Documento PDF