Em agosto de 2022, o Indicador Compósito Avançado da OCDE (CLI ratio to trend, amplitude adjusted) para Portugal apresentou uma variação de -0,09% em termos mensais. Em termos homólogos apresentou uma variação de -0,74%. Este indicador registou, em agosto de 2022, um valor de 99,95 pontos. Estes valores indicam uma fase de desaceleração da actividade económica.
O indicador foi concebido para detectar sinais iniciais de pontos de viragem nos ciclos económicos, dando os seus valores informação apenas qualitativa. A OCDE refere que, “perante as persistentes incertezas relacionadas com a guerra na Ucrânia, ameaças renovadas da covid-19 e o impacto da alta inflação sobre o rendimento real das famílias, as componentes do CLI podem estar sujeitas a flutuações maiores do que o habitual. Como resultado, os indicadores devem ser interpretados com cuidado e sua magnitude deve ser considerada como uma indicação da força do sinal e não como medida de crescimento da atividade económica”.
(Gráfico: OCDE)
Para o mesmo período, a economia da OCDE registou uma variação mensal no CLI de -0,17% e a Zona Euro registou uma variação mensal no CLI de -0,26%. A Alemanha apresenta uma variação mensal de -0,44% e os EUA apresentam uma variação de -0,13%.
(Tabela: GEE, com base na nota metodológica da OCDE)
Documento PDF