Segundo o Banco de Portugal, no terceiro trimestre de 2023, as transações de IDE totalizaram 2,6 mil milhões de euros, dos quais, 1,1 mil milhões estavam associados a investimento imobiliário. Foram sobretudo os outros países europeus que mais investiram em Portugal neste trimestre.
(Gráfico: Banco de Portugal)
No final do terceiro trimestre de 2023, o stock de investimento direto estrangeiro em Portugal (IDE) era de 176 mil milhões de euros (68% do PIB). Entre o final de 2008 e o final do terceiro trimestre de 2023, o IDE mais do que duplicou. Em percentagem do PIB, e para o mesmo período, Portugal apresentava um aumento de 22 pontos percentuais (p.p.) a nível do IDE.
(Gráfico: Banco de Portugal)
No final do terceiro trimestre de 2023, observou-se que os agregados da “Educação, saúde, outras atividades de serviços sociais e pessoais e outras atividades” (36,9 mil milhões de euros) e das “Atividades de consultoria e administrativas” (21,3 mil milhões de euros), eram os que concentravam um maior valor de investimento direto do exterior em Portugal.
(Gráfico: Banco de Portugal)
No terceiro trimestre de 2023, os rendimentos de IDE foram de 2,2 mil milhões de euros, mantendo-se praticamente estáveis face ao período homólogo.
(Gráfico: Banco de Portugal)
Download PDF