Data: 20-06-2017
Mês: Junho
Ano: 2017
O European Innovation Scoreboard (EIS) 2017, com dados relativos a 2016, coloca mais uma vez Portugal no grupo dos países classificados como inovadores moderados ocupando o 18.º lugar do ranking (uma posição acima do ano anterior) para o conjunto das 36 economias, e no 14º lugar (uma posição acima do ano anterior) se tivermos em consideração apenas os países da UE28.
 
A performance de Portugal continua abaixo da média da União Europeia na maioria das dimensões. São excepção os Sistemas de Investigação, o Ambiente Propício à Inovação, e os Inovadores. Por outro lado, as dimensões em que Portugal mais se afasta da média europeia são as do Investimento nas Empresas, nas Ligações em Cadeia, nos Activos Intelectuais, no Impacto no Emprego e nas Vendas, e muito próximo nos Recursos Humanos e no Suporte ao Financiamento.
 
Em relação ao EIS do ano anterior, evidenciam-se as melhorias nos pilares do Ambiente Propício à Inovação (+38,6 pontos), nos Sistemas de Investigação (+11,3 pontos), e no Impacto no Emprego (+5,5 pontos), e uma degradação nos Recursos Humanos (-30 pontos), no Impacto nas Vendas (-17,2 pontos) e nos Inovadores (-12,9 pontos).
 
Os países mais inovadores da UE28, segundo este ranking, continuam a ser a Suécia, Dinamarca e Finlândia, classificados como Inovadores Líder, e os menos inovadores a Roménia, a Bulgária e a Croácia.

i025426.jpg

                                                      (Gráfico: Comissão Europeia)

O EIS é um painel que produz anualmente uma avaliação comparativa do desempenho dos países da UE28 nas áreas da investigação e da inovação, classificando-os em Inovadores Líder, Forte, Moderado, ou Modesto. No EIS os 28 estados membros da UE são classificados e reunidos em quatro diferentes grupos de acordo com a sua performance. Esta classificação depende do cálculo realizado com base em 27 indicadores, mais dois que no ano anterior, agrupados em 10 indicadores de inovação, que dá origem a um indicador compósito que mede a performance média de cada país. Em relação aos indicadores da edição de 2016 foram excluídos três, revistos seis, e incluídos cinco.

 

Documento Original PDF