Data: 13-07-2016
Mês: Julho
Ano: 2016
Segundo o EY Portugal Attractiveness Survey 2016, divulgado hoje pela Ernst & Young (EY), verifica-se um crescimento das intenções de investimento em Portugal, com 25% das empresas inquiridas a revelarem ter planos de investimento para o próximo ano, em particular as empresas que já têm presença em Portugal (com 40% a planearem projetos de expansão).
 
Relativamente às perspetivas quanto à evolução da atratividade do País nos próximos 3 anos, 47% dos investidores inquiridos acreditam que vai melhorar, um valor que excede o resultado obtido nos outros países europeus em que foram realizados estudos semelhantes (Alemanha, 46%; Holanda, 38; Reino Unido, 36%; Bélgica, 26%; França, 21%; Europa, 36%). As intenções dos investidores estão a ser afectadas pela estagnação do crescimento e pela incerteza quanto à evolução dos mercados, considerando aqueles que Portugal tem melhores expetativas.

i022754

(Gráfico: EY)

Relativamente aos fatores de atratividade, pelo menos 75% dos inquiridos identificaram como pontos fortes de Portugal as infraestruturas (de telecomunicações e logísticas e de transportes), a estabilidade do clima social e as qualificações e o custo da mão-de-obra. Cerca de 2/3 dos inquiridos vêem em Portugal um potencial para aumento da produtividade, o que sinaliza a existência de oportunidades para investir.

Relativamente aos fatores considerados como menos atrativos, destaca-se a flexibilidade da legislação laboral e os impostos sobre as empresas (verificando-se uma ligeira melhoria face a 2012).

A EY registou 47 novos projetos de investimento em Portugal em 2015, acima da média anual de 37 projetos observada entre 2005 e 2014, sendo 2014 e 2015 os dois anos com maior número de novos projetos. Segundo o estudo referido, França liderou em número de novos projetos de investimento em Portugal em 2015.

No que respeita à atratividade das regiões de Portugal, a Grande Lisboa e a região Norte continuam a ser as regiões consideradas mais atrativas pelos investidores, recolhendo a preferência de 2/3 da amostra. Neste estudo, Lisboa ficou em 3º lugar e o Porto em 5º das cidades do Sul da Europa mais atrativas para o investimento.

Segundo os resultados do referido estudo, a Europa registou em 2015 um novo recorde de novos projetos de investimento, com 5.083 (+14,3%), criando perto de 218 mil empregos (+16,8%). O número de novos projetos em Portugal representou 0,9% do total da Europa, com os empregos gerados a representarem 1,6% (maior intensidade de trabalho).

Documento Original PDF