O relatório Doing Business 2016 publicado pelo Banco Mundial revela que Portugal manteve a 23ª posição no ranking Ease of Doing Business em 189 economias face à edição do ano passado. As classificações do ranking da edição do ano passado sofreram revisões, tendo a posição de Portugal sido alterada da 25ª para 23ª.
No contexto da UE28 Portugal manteve a sua posição no 11º lugar, seguido de países como a França, Holanda, Espanha, Bélgica e Itália. É, no entanto, o país do Sul da Europa melhor posicionado dado que se encontra à frente de países como a Espanha, Itália e Grécia.
Para esta prestação de Portugal contribuiu positivamente o ranking Getting electricity (subiu 1 posição da 26ª para a 25ª) e Resolving Insolvency (subiu 1 posição da 9ª para a 8ª).
Quanto às reformas efetuadas em Portugal, o relatório evidencia a diminuição da taxa de IRC bem como a taxa de IRC reduzida (para uma parte dos lucros tributáveis). Refere ainda que Portugal introduziu novas regras aplicáveis a despedimentos individuais permitindo aos empregadores a utilização de vários critérios na tomada de decisão sobre despedimentos, sendo o desempenho o mais importante.
Este ano, o ranking global permanece liderado por Singapura, seguido da Nova Zelândia, Dinamarca e Coreia do Sul.
(Tabela: Banco Mundial)
Documento Original PDF