O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,5% em volume no 1.º trimestre de 2015 (que compara com uma taxa de 0,6% observada no trimestre anterior), tendo este valor sido revisto em alta em 0,1 p.p. relativamente ao valor da Estimativa Rápida do passado dia 13 de maio.
As Exportações aumentaram 6,8% (VH) em volume e as Importações aumentaram 6,6% (VH). A procura externa líquida passou de um contributo para a variação homóloga do PIB de -1,0 pontos percentuais (p.p.) no 4.º trimestre para um contributo nulo no 1.º trimestre, refletindo a aceleração das Exportações e o abrandamento das Importações de Bens e Serviços em volume.
A procura interna registou um contributo positivo menos significativo no 1.º trimestre, de 1,5 p.p. (1,6 p.p. no 4.º trimestre). A desaceleração da procura Interna deveu-se à evolução do Investimento que passou de um crescimento homólogo de 3,5% no 4.º trimestre para uma variação nula no 1.º trimestre de 2015, tendo-se fixado em 15,1% do PIB (14,7% no trimestre anterior).
Comparativamente com o trimestre anterior, o PIB aumentou 0,4% em termos reais (variação idêntica à do trimestre anterior e que permaneceu inalterada face à Estimativa Rápida de 13 de maio). O contributo da procura interna foi positivo, refletindo o crescimento do Investimento e do consumo privado, enquanto o contributo da procura externa líquida foi negativo.
No 1.º trimestre 2015, o excedente externo de bens e serviços fixou-se em 1,1% do PIB, o que compara com 0,9% no trimestre anterior e -0,1% no trimestre homólogo.
Documento Original PDF