Autor(es): Sílvia Santos, Vanda Dores, Mariana Areosa Santos e Joana Almodovar
Ano: 2024

Decorreu hoje a Conferência "Estudos Setoriais 2030 – 1.ª Edição - Indústria Têxtil e do Vestuário" no Auditório do CITEVE, em Vila Nova de Famalicão.

A conferência contou com a intervenção de abertura pelo Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, a apresentação dos principais resultados do Estudo Setorial realizado pelo Gabinete de Estratégia e Estudos e uma mesa-redonda com vários oradores da Indústria Têxtil e do Vestuário portuguesa.

Com os objetivos de diagnóstico, de roteiro das principais medidas de política aplicáveis ao setor e de identificação dos seus desafios e oportunidades, os Estudos Setoriais 2030 têm por base a análise estatística, mas também estratégica, de posicionamento e de fatores determinantes de competitividade, apoiada pela consulta direta a diferentes stakeholders e pelo desenvolvimento de Estudos de Caso.

Consulte nos links abaixo a 1.ª Edição dos Estudos Setoriais 2030 - Têxtil e Vestuário em Portugal.

 

Autor(es): GEE
Ano: 2024

Realiza-se a 21 de outubro, no Auditório do CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, a conferência “Estudos Setoriais 2030 – 1.ª Edição - Indústria Têxtil e do Vestuário”, cujas inscrições já estão abertas.

Nesta conferência, com intervenção de abertura pelo Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, serão apresentados os resultados da 1.ª Edição dos Estudos Setoriais 2030, dedicada à Indústria Têxtil e do Vestuário, desenvolvida pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE).

Com os objetivos de diagnóstico, de roteiro das principais medidas de política aplicáveis ao setor e de identificação dos seus desafios e oportunidades, os Estudos Setoriais 2030 têm por base a análise estatística, mas também estratégica, de posicionamento e de fatores determinantes da competitividade, apoiada pela consulta direta a diferentes stakeholders e pelo desenvolvimento de Estudos de Caso.

A conferência conta ainda com diversos oradores diretamente ligados à Indústria Têxtil e do Vestuário em Portugal.

Para mais informações, veja aqui o programa detalhado da conferência, que decorrerá entre as 9:30 e as 12:30 do dia 21 de outubro.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia, limitada à capacidade da sala.

Imagem abstrata composta por formas geométricas como círculos, hexágonos e linhas. As cores predominantes são azul escuro, azul claro, branco e cinza. A imagem retrata elementos industriais com padrões repetidos e formas arquitetónicas, sugerindo inovação, planeamento estratégico e desenvolvimento industrial. Não contém texto, apenas elementos visuais.
Autor(es): PlanAPP, GEE, GPEARI e IAPMEI
Ano: 2024

Realiza-se a 26 de setembro, no Hotel Tivoli, em Lisboa, a conferência “Um Novo Quadro Estratégico de Política Industrial para Portugal”, cujas inscrições já estão abertas.

A conferência insere-se na primeira etapa do projeto “Avaliação Estratégica de Política Industrial”, que está a ser desenvolvido em conjunto pelo Centro de Competência de Planeamento, Políticas e Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP), o Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE), o Gabinete de Planeamento, Avaliação, Estratégia e Relações Internacionais do Ministério das Finanças (GPEARI) e a Agência para Competitividade e Inovação (IAPMEI).

Envolvendo três áreas governativas – Presidência do Conselho de Ministros, Economia e Finanças – este projeto tem como objetivo central propor um novo modelo institucional para a prossecução da política industrial, com um ecossistema completo das entidades com responsabilidades na matéria e respetivos instrumentos, garantindo coerência entre os diferentes níveis de intervenção – UE, Governo nacional e poder local. Pretende-se igualmente desenvolver um quadro de aprendizagem em matéria de política industrial, através da elaboração de um modelo de monitorização e avaliação, que seja apropriável pelas entidades envolvidas.

Para esse efeito, foi contratada uma equipa de peritos internacionais, liderada por Ha-Joon Chang, destacado especialista nesta área.

A pandemia de Covid-19, as crescentes tensões geopolíticas, mas também a necessidade de encontrar respostas para os desafios relacionados com as transições climática e tecnológica, deram uma nova centralidade à política industrial um pouco por todo o mundo.

Nesta conferência, aberta pelo ministro da Economia, Pedro Reis, e encerrada pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, serão apresentadas as linhas gerais da proposta da equipa de peritos para um novo quadro institucional para o desenho e implementação de uma política industrial em Portugal. Além da vasta experiência dos peritos nesta matéria que estudaram a fundo a realidade portuguesa, a proposta incorpora também os contributos de empresários, académicos e ex-responsáveis políticos que foram auscultados ao longo dos últimos meses.

A conferência conta ainda com diversos oradores internacionais, designadamente representantes da Comissão Europeia (CE), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Para mais informações, veja aqui. O programa detalhado da conferência, que decorrerá entre as 9:30 e as 18:10 do dia 26, será divulgado oportunamente.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia, limitada à capacidade da sala.

BannerPT 970X250

Imagem de fundo alusiva à Inteligência Artificial. A imagem apresenta elementos subtis e futuristas, como padrões de redes neuronais e circuitos abstratos. As cores são suaves e discretas, com tons claros. No centro, há um formato que se assemelha a um cérebro humano, constituído por um circuito eletrónico.
Autor(es): GEE/GOOGLE/APDSI
Ano: 2024

Concluída a Call for Papers sobre “Inteligência Artificial em Portugal: Inovações, Desafios e Impactos na Economia”, uma organização do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) com o apoio da Google e da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), divulgamos os papers vencedores.

• “Artificial Intelligence in Agriculture: Revolutionizing Methods and Practices in Portugal”, Maria José Sousa (ISCTE-IUL)
• “EU-funded investment in Artificial Intelligence and regional specialization”, Anabela Marques Santos, Francesco Molica e Carlos Torrecilla Salinas (JRC)
• “Distance to Export: A Machine Learning Approach with Portuguese Firms”, Paulo Barbosa (AICEP e ISEG), João Cortes (AICEP) e João Amador (BdP e Nova SBE)

Imagem de fundo alusiva à Inteligência Artificial. A imagem apresenta elementos subtis e futuristas, como padrões de redes neuronais e circuitos abstratos. As cores são suaves e discretas, com tons claros. No centro, há um formato que se assemelha a um cérebro humano, constituído por um circuito eletrónico.
Autor(es): GEE, Google e APDSI
Ano: 2024

O Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia, em colaboração com a Google e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), convidam a assistir presencialmente à conferência sobre “Inteligência Artificial em Portugal: Inovações, Desafios e Impactos na Economia”.

Neste evento, a 1 de julho, às 09:00, no Auditório do IAPMEI (Estrada do Paço do Lumiar, Campus do Lumiar, Edifício L, Lisboa), que conta com a intervenção do Senhor Ministro da Economia, são apresentados os três artigos científicos premiados num total de 15.000€ e promovido um debate sobre os desafios e impactos da IA na Economia.

 

Programa (com link para inscrição): Link
Comunicado de Imprensa: Link

Autor(es): RePLAN/Equipa Multissetorial de Prospetiva
Ano: 2024

Foi publicada uma brochura que constitui uma introdução ao Relatório sobre as Megatendências 2050, a publicar no final deste ano, a qual apresenta de forma muito sintética, as 9 megatendências que deverão marcar o futuro de Portugal, com uma descrição geral e uma lista dos impactos potenciais mais relevantes no país.

Este relatório decorre da atividade da Equipa Multissetorial de Prospetiva da Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública (REPLAN), coordenada pelo Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP) em colaboração com a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN) e a Secretaria-Geral do Ambiente (SGA), na qual participa entre outros, o Gabinete de Estratégia e Estudos – GEE.

A lista foi desenvolvida por um grupo de trabalho formado dentro da Equipa, conduzindo análises e revisões de literatura, workshops colaborativos com a participação de diversos órgãos da Administração Pública e um painel de especialistas para organizar e sistematizar a informação, identificando megatendências e analisando os seus impactos em Portugal.

 

Megatendências 2050 - "O mundo em mudança: impactos em Portugal - uma breve introdução"

Autor(es): RePLAN/MEM/GEE
Ano: 2024

Foi publicada a Lista dos Instrumentos de Planeamento de 2023, a qual apresenta um levantamento dos elementos do Sistema de Planeamento Nacional de Portugal, centrado no âmbito geográfico nacional para o ano de 2023.

Esta lista foi desenvolvida pela Equipa Multissetorial de Planeamento Estratégico da Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública (REPLAN), da qual participa o Gabinete de Estratégia e Estudos - GEE, e inclui instrumentos aprovados ou previstos por atos normativos que estabelecem orientações para a ação governativa em diversos sectores e áreas temáticas.

A metodologia adotada para a elaboração da lista envolveu a definição de Instrumentos de Planeamento como documentos aprovados pelo Governo que determinam orientações mensuráveis para a ação governativa dentro de um horizonte temporal pré-definido. Estes instrumentos devem estar organizados numa estrutura que inclua pelo menos dois níveis de orientações articulados entre si.

A lista inclui diversos tipos de instrumentos de planeamento, como programas governamentais, estratégias nacionais, planos nacionais, e agendas de inovação em áreas variadas, desde a segurança do ciberespaço até à gestão de resíduos, passando por temas como a economia, a habitação, a saúde, a educação, e a agricultura, entre outros. Além disso, apresenta documentos de enquadramento aos processos de planeamento pela sua função orientadora nas respetivas áreas temáticas.

 

Lista dos Instrumentos de Planeamento RePLAN 2023

Para mais informações: https://www.planapp.gov.pt/

Autor(es): GEE/Google/APDSI
Ano: 2023

A partir desta segunda-feira, 30 de outubro, estão abertas as candidaturas ao Prémio que visa distinguir trabalhos/artigos científicos sobre “Inteligência Artificial em Portugal: Inovações, Desafios e Impactos na Economia”, promovido pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE), em colaboração com a Google e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI). A dotação total de 15.000 euros será repartida pelos três melhores trabalhos submetidos a concurso.

- Nota de Imprensa
- Cartaz
- Regulamento

Autor(es): GEE e FCT
Ano: 2023

Concluída a Call for Papers sobre o “Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal”, uma organização do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), divulgamos os artigos vencedores.

 

“R&D subsidies and Portuguese firms’ performance: A longitudinal firm-level study” (Inês Ferraz Teixeira, Aurora Teixeira e Luís Delfim Santos)

“Does scientific research output matter for Portugal’s economic growth?” (Tânia Pinto e Aurora Teixeira)

“Science and productivity in European firms: How do regional innovation modes matter?” (Natália Barbosa e Ana Paula Faria)

“Employment versus Efficiency: Which Firms should R&D Tax Credits Target?” (Anna Bernard, Rahim Lila e Joana Silva)

 

Autor(es): GEE e FCT
Ano: 2023

O Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT) convidam a assistir à sessão de apresentação dos artigos premiados na 10.ª edição das Call for Papers sobre o “Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal”. A sessão decorre no âmbito do Encontro Ciência 2023, no dia 6 de julho de 2023, entre as 15h30 e as 17h00, e serão apresentados 4 (quatro) artigos científicos premiados num total de 12.000€.

Os artigos vencedores refletem sobre a relação entre inovação, produção científica, desempenho empresarial e crescimento económico, enfatizando a importância dos investimentos em I&D para a eficiência e empregabilidade nas empresas.

Programa (que inclui link para registo):

 
Programa_Sessão_GEE_FCT_Prémios_Ciência_Programa_20230622__.pdf