Autor(es): Natália Barbosa
Ano: 2024

A adoção de tecnologias digitais oferece novas oportunidades competitivas e pode gerar efeitos positivos na expansão e no sucesso das empresas em mercados internacionais. Este artigo examina os principais fatores que impulsionam a adoção de tecnologias digitais facilitadoras da Indústria 4.0 e o impacto desta nova geração de tecnologias digitais no desempenho das exportações ao nível da empresa. Utilizando uma amostra representativa de empresas portuguesas durante o período 2014-2021, os resultados estimados sugerem que, no caso das empresas portuguesas e à semelhança do que acontece em outros países, o desempenho ex-ante da empresa, o acesso a infraestruturas digitais e as competências internas em TIC são os principais impulsionadores da digitalização. No entanto, dependendo do desempenho ex-ante da empresa, existem efeitos heterogéneos no desempenho das exportações através de tecnologias digitais e entre indústrias. Além disso, há evidência de uma selecção positiva em direcção às grandes empresas, levantando dúvidas sobre o potencial viés, ou fraca abrangência, do processo de digitalização e sobre a amplitude dos efeitos da adopção de tecnologias digitais.

Artificial Intelligence and exporting performance: Firm-level evidence from Portugal.pdf

Apresentação 99.º Seminário GEE/GPEARI - Artificial Intelligence and exporting performance: Firm-level evidence from Portugal.pdf