As constantes alterações de mercado são influenciadas por um ambiente macroeconómico turbulento e uma complexidade de variáveis que criam fronteiras e limitações à atuação das empresas, por um lado, e por outro levam à sua estimulação e proporcionam as condições necessárias para o seu desenvolvimento e crescimento, pela via da Inovação, da Investigação e Desenvolvimento e do Empreendedorismo.
O conceito de inovação tem como componentes o conhecimento, a novidade e a utilidade. O conceito de inovação implica a capacidade de imaginar o que não existe, adotar a novidade e questionar a rotina. Os objetivos são criar novas experiências para os clientes, novas práticas e processos organizacionais e desenvolver novas áreas. O requisito de implementação diferencia a inovação de outros conceitos, como a invenção, pois uma inovação deve ser implementada, ou seja, colocada em uso ou disponibilizada para uso por outros (Manual de Oslo, 2018).
A inovação é assim “a bem-sucedida produção, assimilação e exploração de algo novo” (CE, Livro verde sobre a inovação, 1996). Pode-se, ainda, referir que a inovação implica a criação de novos processos, produtos, serviços e métodos de distribuição, permitindo melhorias significativas na eficiência, eficácia ou qualidade dos resultados; o acesso a novos mercados e a introdução de novos métodos na gestão, organização do trabalho e desenvolvimento dos trabalhadores.