O GEE, disponibiliza a edição do Painel Trimestral de Transportes relativa ao 2.º trimestre de 2022/2.º trimestre de 2021, que analisa os dados do setor. Algumas das principais conclusões que podem ser extraídas são:
• Transporte de passageiros por via navegável: Houve um aumento expressivo no número de passageiros transportados por via navegável, com TVH muito elevadas.
• Transporte de passageiros por via ferroviária: Verificou-se um aumento generalizado no número de passageiros transportados tanto a nível nacional como internacional, com TVH positivas para todos os meses do 2.º trimestre de 2022.
• Transporte de passageiros no sistema de metropolitano: Os sistemas de metropolitano de Lisboa, Porto e Sul do Tejo também registaram um aumento significativo no movimento de passageiros, refletindo a retoma das atividades profissionais e económicas.
• Transporte aéreo de passageiros: Notou-se um aumento acentuado no número de passageiros embarcados e desembarcados nos três aeroportos, tanto a nível nacional como internacional, destacando-se as TVH particularmente altas no tráfego não regular internacional, no aeroporto de Lisboa, tanto de passageiros embarcados como desembarcados.
• Transporte aéreo de carga: Houve um aumento na maior parte dos tipos de tráfego. Contudo, no tráfego não regular, as TVH foram todas negativas, com exceção para tráfego não regular internacional de carga embarcada, em Lisboa.  

 

Painel Trimestral - Transportes 2º Trimestre 2022.pdf