No âmbito da sua missão de recolher e divulgar informação e de realizar estudos, o GEE divulga hoje o presente documento sobre o sector dos Transportes, que apresenta o panorama dos movimentos de mercadorias, através dos vários modos de transporte, na relação de Portugal com os países da União Europeia e com o resto do mundo. Da análise efetuada destacam-se os principais aspetos:

• Crescimento Global no Transporte: No triénio 2019 e 2021, verificou-se um aumento global no valor das mercadorias transportadas;
• Recuperação ao nível das toneladas transportadas: Em 2021 apesar do acréscimo total de entradas e saídas face a 2020, o transporte de mercadorias ficou ainda abaixo dos níveis de 2019: menos 3,6% na ferrovia, menos 6,9% no modo marítimo e menos 100,6% no modo aéreo. Situação diferente é a verificada na rodovia e em outros cujo aumento foi da ordem dos 2,5% e 4,3%, respetivamente;
• Destaque para o transporte Aéreo: O valor médio por tonelada transportada através do modo aéreo foi consideravelmente superior quando comparado com outros meios de transporte, salientando-se os valores das mercadorias que entraram no país;
• Diferencial entre Entradas e Saídas: Os valores médios por tonelada, em 2021, foram mais altos para mercadorias entradas do que saídas no modo Aéreo e Rodoviário, enquanto no Ferroviário e no marítimo ocorreu o inverso;
• Liderança Rodoviária e Marítima: O transporte rodoviário liderou em termos de valor das mercadorias, enquanto o marítimo se destacou no que diz respeito à quantidade de toneladas transportadas.

Os Transportes Internacionais de Mercadorias em Portugal (2019 a 2021)