A União Europeia (UE), nos últimos anos, tem enfrentado desafios súbitos com fortes implicações sociais e económicas. A UE reconhece a necessidade de acelerar a sua transição ecológica e digital para promover a sua competitividade a longo-prazo e tornar-se líder em setores-chave. Para este efeito necessita de investimento significativo, público e privado, em setores estratégicos, mantendo condições de concorrência equitativas no mercado único e a coesão.
A criação da Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP - Strategic Technologies for Europe Platform) vem reforçar e mobilizar os instrumentos existentes na UE, visando contribuir para maior celeridade e eficácia do desempenho dos apoios financeiros dirigidos a tecnologias consideradas prioritárias. No âmbito da STEP, é criado o Selo de Soberania, atribuível aos projetos que comprovem contribuir para os objetivos da STEP, dando-lhes visibilidade e atratividade de investimento. Também é criado o Portal de Soberania, que dará visibilidade às atividades da STEP e funcionará como fonte de informação privilegiada para os investidores que pretendam apostar nas tecnologias digitais, ecológicas e biotecnologias consideradas críticas. Os objetivos da STEP focam-se no apoio à viabilização das prioridades tecnológicas identificadas nos diversos documentos da estratégia de política industrial da EU.
Numa análise de compatibilidade entre a Estratégia de Especialização Inteligentes 2030 para Portugal (ENEI 2030) e as áreas tecnológicas críticas da STEP, observa-se um alinhamento positivo entre as prioridades estabelecidas em ambas as iniciativas de política pública.
TE 126 - Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa