No âmbito da sua missão de recolher e divulgar informação e de realizar estudos, o GEE divulga hoje o presente documento sobre o sector dos Transportes. Neste relatório, apresentam-se os fluxos de passageiros nas ligações internacionais de e para Portugal Continental, no período de 2020 a 2022. A análise dos fluxos de passageiros é feita por modo de transporte e permite constatar o seguinte:

  • Recuperação acentuada no pós-Covid-19 no tráfego aéreo: Os aeroportos do Continente sofreram um impacto acentuado devido à pandemia, no ano de 2020. Embora 2021 e 2022 tenham apresentado sinais de recuperação, os valores encontram-se abaixo do nível pré-pandemia. O número de passageiros embarcados e desembarcados apresentou as seguintes variações: uma descida de 70,1% em 2020, um crescimento de 33,5% em 2021 e em 2022, um crescimento de 131,2%;
  • Impacto profundo da Covid-19 no tráfego ferroviário internacional: O tráfego ferroviário internacional foi significativo apenas em janeiro e fevereiro de 2020, tendo a pandemia paralisado, quase por completo, este meio de transporte após o início das restrições à circulação. Em 2021, só em maio, voltou a ser atingido o milhar de passageiros. Em 2022, os meses de verão, voltam a ser efetivamente os melhores meses, em termos de passageiros internacionais em ferrovia, embora longe dos valores verificados nos anos anteriores à pandemia;
  • Recuperação diferenciada entre travessias fluviais: Enquanto o rio Guadiana, no ano de 2022, registou um aumento de 55,0 mil passageiros em relação a 2021, o rio Minho não registou nenhum movimento, o que acontece desde outubro de 2021 e que se deve a várias questões de ordem técnica na operação desta travessia entre Caminha e La Guardia;
  • Recuperação no pós-Covid-19 na indústria de cruzeiros: A indústria de cruzeiros foi uma das mais atingidas pela pandemia. No entanto a diferença de mais 65,7 mil passageiros verificada nos três últimos anos contrasta com a quebra 595,3 mil passageiros verificada no triénio anterior;
  • Recuperação no transporte rodoviário internacional: O impacto da Covid-19 nos transportes rodoviários internacionais foi tão profundo, que países como a Alemanha e o Luxemburgo, que tinham tráfego registado em 2019, não registaram qualquer movimento em 2020 e 2021. Em 2022, quase todos os destinos conseguiram ultrapassar ou ficar próximo do número de passageiros verificado em 2019.

O Transporte Internacional de Passageiros em Portugal Continental 2020 a 2022