Data: 30-12-2020
Autor(es): André Branco Santos, Rita Bessone Basto e Sílvia Gregório dos Santos
Ano: 2020

Os níveis de educação em Portugal demonstram um crescimento nos últimos anos, fruto de várias reformas do sistema educativo e alterações no mercado laboral, fundado na ideia generalizada sobre a relação da escolarização com maior produtividade, maiores níveis salariais e maior crescimento económico. No entanto, o crescimento da escolarização dos trabalhadores nem sempre tem acompanhado a oferta de empregos adequados a essa escolarização, criando um desajustamento (mismatch) entre os níveis de escolarização detidos pelos trabalhadores e os níveis de escolarização exigidos pelas ocupações profissionais.

Tal poderá ter implicações ao nível dos trabalhadores, das empresas ou mesmo a nível macroeconómico, colocando algumas questões sobre a flexibilidade do mercado de trabalho nomeadamente quanto à capacidade de permitir o ajustamento entre a oferta e a procura por determinado nível de qualificações.

O estudo pretende analisar o desajustamento entre o nível de escolarização e a ocupação profissional da população empregada em Portugal, no período 2006 a 2018. Com o aumento do nível médio de educação, principalmente ao nível da oferta de ensino superior e o aumento da procura por trabalho qualificado, importa analisar se este aumento nas qualificações dos trabalhadores se traduz em ocupações igualmente mais qualificadas.

Ensaio 02 20.pdf

Data: 02-03-2020
Autor(es): Alexandre Mergulhão
Ano: 2020

Este artigo apresenta uma revisão abrangente das medidas de desigualdade, redistribuição e progressividade que têm vindo a ser desenvolvidas pela literatura académica. Com base num enquadramento analítico, conceptual e gráfico, explica cada indicador e discute as diferenças entre os múltiplos existentes. Este trabalho tenciona constituir um pequeno ma-nual para pessoas interessadas em estudar estes temas, bem como servir de suporte me-todológico da apresentação no GT-IDS do Conselho Superior de Estatística, onde são ana-lisados os resultados, calculados com base em dados administrativos do Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares (IRS).

 

Ensaio 01 20.pdf

Data: 04-11-2019
Autor(es): Ricardo Pinheiro Alves e Carlos Figueira
Ano: 2019
O crescimento económico sustentado e o maior bem-estar agregado requerem a alocação eficiente de recursos na economia, que é reforçada pela concorrência nos mercados. Por isso, e numa perspectiva de política pública, é crucial identificar os mercados com um baixo grau de concorrência.
Data: 02-09-2019
Autor(es): Mónica Simões and José Azevedo Pereira
Ano: 2019
Portuguese potential growth has been weak since early 2000s, similarly to other European countries. This trend is explained by decreasing contributions from productivity and lower levels of investment. To guarantee sustained economic growth in the future, gains in productivity and competiveness are essential. These improvements are especially important for Portugal, as they would promote a convergence of the country’s labour productivity levels to those of euro zone2.


Data: 01-07-2016
Autor(es): Ana F. Gouveia, Sílvia Santos e Corinna Herber
Ano: 2016

Ensaio 06 16.pdf

Data: 31-05-2016
Autor(es): Diogo Batista da Silva e João Miguel Leal
Ano: 2016

Ensaio 05 16.pdf

Data: 02-05-2016
Autor(es): J. Albano Santos
Ano: 2016

Ensaio 03 16.pdf

Data: 02-05-2016
Autor(es): Carla Monteiro, Eduardo Gutiérrez e João Leal
Ano: 2016

Ensaio 02 16.pdf