Data: 14-01-2025
Autor(es): Mariana Costa Santos e Teresa Rebelo
Ano: 2025

Este Tema Económico analisa as Agendas Mobilizadoras e Verdes para a Inovação Empresarial, desenvolvidas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), como um instrumento estratégico de política pública com potencial para transformar estruturalmente a economia portuguesa.

Com enfoque na inovação, a análise apresenta a evolução de Portugal nos rankings da inovação, um painel de indicadores e explora um Quadro Lógico de Causalidade, sustentado por revisão de literatura relevante, para demonstrar os nexos de causa-efeito que fundamentam o racional e a implementação desta medida.

As Agendas Mobilizadoras reúnem o potencial de gerar impactos estruturais na economia portuguesa, com destaque para a criação de emprego qualificado, o desenvolvimento de novos produtos e serviços de alto valor acrescentado, aumento das exportações e o impacto que poderão refletir ao nível do crescimento económico e captação de investimento estrangeiro. A eficácia desta política pública está condicionada à sua capacidade de promover spillovers. O seu sucesso passa por uma monitorização robusta e eficaz para controlo de resultados, possibilitando um acompanhamento sustentado e de qualidade para  garantir o alinhamento com os objetivos estratégicos.

TE 127 - Adicionalidade e Impactos das Agendas Mobilizadoras do PRR.pdf