Em Agosto de 2011, as exportações e as importações de bens e serviços registaram variações homólogas de 14,4% e 0,0%, respectivamente, valores que comparam com variações homólogas no mês anterior de 7,9% para as exportações e de 5,3% para as importações. No mês em análise, a taxa de cobertura das importações pelas exportações de bens e serviços situou-se em 102,1%. Trata-se da mais alta taxa de cobertura desde o início da série histórica (Janeiro de 1996), registando-se pela primeira vez um excedente comercial.
Ainda no período em análise, as exportações e importações de bens registaram variações homólogas de 17,3% e 1,9%, respectivamente. As exportações de serviços registaram no mesmo mês uma variação homóloga de 10,6% e as importações de serviços registaram uma variação homóloga de -8,5%.
No período acumulado de Janeiro a Agosto de 2011, as exportações e as importações de bens e serviços registaram variações homólogas de 14,2% e 5,2%, respectivamente. A taxa de cobertura das importações pelas exportações de bens e serviços, em termos acumulados, situou-se em 89,7%. No referido período, as exportações e importações de bens registaram variações homólogas de 16,4% e 5,4%, respectivamente, e as exportações e importações de serviços registaram uma variação homóloga de 9,7% e 3,9%, respectivamente.