Em Agosto de 2011, o valor médio de avaliação bancária da habitação no total do país fixou-se em 1.105 euros/m2, o que corresponde a uma diminuição de 0,8% face ao mês anterior e a uma diminuição de 4,0% em termos homólogos.
O valor médio da avaliação bancária dos Apartamentos foi de 1.155 euros/m2, registando uma diminuição de 0,9% em relação ao mês anterior e de 5,8% em relação ao período homólogo. O valor médio da avaliação bancária das Moradias fixou-se em 1.032 euros/m2, diminuindo 0,4% face ao mês precedente e mantendo-se inalterado em termos homólogos.
Numa análise regional (NUTS II), apenas a Região Autónoma da Madeira e o Norte registam variações positivas face aos valores do mês precedente (2,1% e 0,1%, respectivamente). No sentido oposto, destacam-se a Região Autónoma dos Açores, Lisboa e o Algarve, com variações em cadeia de -4,6%, -1,1% e -0,9%, respectivamente. Em termos homólogos, a Região Autónoma da Madeira é a única a registar um aumento da avaliação bancária da habitação (0,3%), ao passo que Lisboa, Algarve e Alentejo apresentam as maiores diminuições (5,7%, 4,9% e 3,8%, respectivamente). A Área Metropolitana de Lisboa registou uma diminuição de 1,1% dos valores médios de avaliação bancária face ao mês anterior, enquanto a Área Metropolitana do Porto registou uma diminuição de 0,7% dos valores médios de avaliação bancária relativamente ao mês de Julho.
Documento Original PDF