Data: 28-11-2018
Mês: Novembro
Ano: 2018

A Comissão Europeia publicou os estudos “EU exports to the world: effects on employment” e “EU exports to the world: effects on income”, que avaliam os impactos do comércio internacional no emprego e no rendimento da UE e dos Estados-membros, para o período 2000-2017.

 
As exportações da UE suportam 36 milhões de empregos e geram 2.347 mil milhões de euros de valor acrescentado na EU, dos quais 27 mil milhões de euros são em Portugal.
 
Na UE, 15,3% dos postos de trabalho depende das exportações. De acordo com o estudo, estes postos de trabalho são, em média, mais bem pagos. Graças ao mercado único da UE, um quinto dos empregos suportados pelas exportações situa-se num Estado-Membro diferente daquele que exporta. As exportações da UE suportam 20 milhões de empregos fora da UE, incluindo muitos nos países em desenvolvimento.


i029428

(Tabelas: Comissão Europeia)

 

 Relativamente a Portugal, em 2017, as exportações de empresas portuguesas para países fora da UE representaram 23 mil milhões de euros.

13,9% dos postos de trabalho em Portugal (667 mil postos de trabalho) dependem de exportações de países da UE para fora da UE. As exportações de Portugal para países extra-UE representam 578 mil postos de trabalho em Portugal e os outros 89 mil trabalhadores portugueses estão em postos de trabalho relacionados com exportações de outros países da UE para países extra-UE.

Em Portugal, 58% das pessoas em empregos relacionados com a exportação são trabalhadores pouco qualificados e 59% dos postos de trabalho relacionados com exportações são no sector dos serviços.

i029429

  (Gráficos: Comissão Europeia)

 

Documento Original PDF