Data: 15-05-2018
Mês: Maio
Ano: 2018
O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 2,1% em volume no 1º trimestre de 2018 (2,4% no trimestre anterior), de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais.
 
De acordo com o INE, a procura externa líquida registou um contributo mais negativo, em resultado da desaceleração mais acentuada das Exportações de Bens e Serviços que a registada nas Importações de Bens e Serviços. O contributo positivo da procura interna estabilizou no 1º trimestre, verificando-se uma ligeira desaceleração do consumo privado, enquanto o Investimento apresentou um crescimento ligeiramente mais acentuado, determinado pelo comportamento da Variação de Existências, reflectindo o efeito base do contributo negativo verificado no 1º trimestre de 2017.
 
Face ao trimestre anterior, o PIB registou uma taxa de variação de 0,4% em termos reais (variação em cadeia de 0,7% no trimestre anterior). O contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB foi negativo, após ter sido positivo no trimestre anterior, observando-se um aumento das Importações de Bens e Serviços superior ao das Exportações de Bens e Serviços. O contributo positivo da procura interna aumentou no 1º trimestre, em resultado da aceleração da Formação Bruta de Capital Fixo e do consumo privado.

i027913

Documento Original PDF