Data: 23-01-2018
Ano: 2018
O índice de difusão (calculado com base num inquérito aos cinco principais bancos portugueses) traduz a restritividade do mercado de crédito português: para valores acima de zero significa um aumento da restritividade das concessões de crédito por parte dos bancos, para valores abaixo de zero significa uma diminuição.
 
Oferta: De acordo com os resultados do inquérito de janeiro de 2018, às cinco instituições incluídas na amostra portuguesa, os critérios de concessão de crédito a empresas e a particulares mantiveram-se, em termos globais, estáveis no quarto trimestre de 2017, por comparação com o trimestre anterior. Não obstante, um banco indicou a adoção de critérios ligeiramente menos restritivos, designadamente na concessão de crédito a pequenas e médias empresas (PME) e em empréstimos de curto prazo. Para esta instituição, as pressões exercidas pela concorrência e a avaliação mais favorável dos riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais e no mercado da habitação contribuíram ligeiramente para tornar os critérios menos restritivos.
 
Para o primeiro trimestre de 2018, a maioria das instituições inquiridas não antecipa alterações nos respectivos critérios de aprovação de crédito concedido a empresas e a particulares.
 
Procura: De acordo com os resultados do inquérito, no quarto trimestre de 2017, a maioria dos bancos participantes não assinalou alterações significativas na procura de crédito por parte das empresas. Todavia, duas instituições reportaram um ligeiro aumento da procura, em particular no segmento das PME e em empréstimos de longo prazo, apontando como factores para esta evolução o aumento das necessidades de financiamento do investimento e das necessidades de financiamento de existências e de fundo de maneio. No segmento dos particulares, os bancos reportaram um ligeiro aumento da procura de crédito no último trimestre do ano, para aquisição de habitação ou para consumo e outros fins. Os bancos destacaram a melhoria da confiança dos consumidores entre os fatores que contribuíram para o aumento da procura.
 
Para o primeiro trimestre de 2018, a maioria dos bancos não antecipa alterações significativas na procura de empréstimos por parte das empresas. No caso dos particulares, quatro bancos antecipam, para o mesmo período, um ligeiro aumento da procura de empréstimos em ambos os segmentos de crédito.

i027104

                                                         (Gráficos: Banco de Portugal)

Nota Técnica: o índice de difusão é calculado com utilização de uma escala que possibilita a agregação das respostas individuais, segundo a intensidade e sentido da resposta, a qual assume valores entre -1 e 1, correspondendo o valor 0 à situação “sem alterações”. Nas questões referentes à oferta, valores inferiores a 0 indicam critérios menos restritivos ou um impacto dos fatores no sentido de uma menor restritividade: o valor -0.5 corresponde a uma alteração “ligeira” (em termos de índice de difusão, tanto mais ligeira quanto mais próximo de 0 for o valor obtido), e o valor -1 a uma alteração considerável. Ao contrário, valores superiores a 0 indicam um aumento, quer da restritividade ao acesso a crédito bancário, quer das condições de risco dos mutuários: o valor 0.5 sinaliza alterações de intensidade ligeira, enquanto o valor 1 indica alterações consideráveis. Nas perguntas sobre procura, aplica-se a mesma escala, representando -1 e -0.5 uma redução da procura dirigida ao banco inquirido e 0.5 e 1 um aumento (ou um contributo dos fatores no mesmo sentido).

 

Documento Original PDF