Data: 22-11-2017
Mês: Novembro
Ano: 2017

O INE promoveu um inquérito inédito junto de uma amostra de empresas, constituídas sob a forma jurídica de sociedade, que permitiram obter perto de 4 mil respostas válidas para apurar informação sobre práticas e características de gestão em 2016. Alguns dos resultados apurados foram os seguintes:

  • Em 61,0% das sociedades os gestores de topo possuíam grau de licenciatura ou superior. Esta percentagem atingia 82,9% nas grandes empresas e 43,7% nas micro empresas.
  • Em cerca de 70% das sociedades, o gestor de topo exercia a função em exclusividade (60,6% nas micro empresas e 78,4% nas grandes empresas).
  •  A quase totalidade das sociedades referiu possuir objetivos para o seu desempenho, em geral por elas considerados moderadamente ambiciosos, e cerca de 43% declarou que possuía e monitorizava indicadores de desempenho com uma frequência mensal ou trimestral.
  • Menos de metade (44,9%) das sociedades referiu ter atribuído prémios de desempenho às pessoas ao serviço pelo cumprimento dos objetivos definidos para a empresa.
  • Em cerca de 51% das sociedades não houve lugar a qualquer promoção de pessoal ao serviço com funções de gestão. Essa percentagem diminuiu para 44,3% no caso do pessoal ao serviço sem funções de gestão.

Segundo o INE, combinando a informação deste inquérito com informação reportada ao INE noutras operações estatísticas, os resultados apurados indiciam a existência de uma relação significativa entre a qualidade da gestão e o desempenho económico das empresas. )

 

i026648.jpg

 

                                                                                      (Gráfico: INE)

Documento Original PDF