Data: 24-10-2017
Mês: Outubro
Ano: 2017
O índice de difusão (calculado com base num inquérito aos cinco principais bancos portugueses) traduz a restritividade do mercado de crédito português: para valores acima de zero significa um aumento da restritividade das concessões de crédito por parte dos bancos, para valores abaixo de zero uma diminuição.
 
Oferta: De acordo com os resultados do inquérito de outubro de 2017 às cinco instituições incluídas na amostra portuguesa, no terceiro trimestre de 2017 os critérios de concessão de crédito a empresas e a particulares mantiveram-se, de um modo geral, praticamente inalterados (face aos aplicados no trimestre anterior), assim como os termos e condições contratuais. Não obstante, um banco indicou a adoção de critérios ligeiramente menos restritivos na concessão de crédito às empresas, designadamente a pequenas e médias empresas e em empréstimos de curto prazo, e outro banco assinalou a mesma evolução no crédito a particulares para consumo e outros fins.
 
Para o último trimestre do ano, as instituições inquiridas não antecipam alterações nos critérios de concessão de crédito a empresas e a particulares.
 
Procura: De acordo com os resultados do inquérito, no terceiro trimestre de 2017, a procura de crédito por parte das empresas permaneceu praticamente inalterada para a maioria das instituições, tendo um banco reportado um ligeiro aumento e outro banco indicado uma evolução oposta. No segmento dos particulares, a maioria das instituições reportou também níveis de procura relativamente estáveis. Todavia, duas instituições reportaram um ligeiro aumento da procura de empréstimos para aquisição de habitação e uma instituição assinalou uma evolução semelhante no segmento do crédito ao consumo e outros fins. O aumento da confiança dos consumidores e o nível das taxas de juro terão sido os principais fatores subjacentes à evolução da procura de crédito à habitação.
 
Para o quarto trimestre do ano, as instituições, de um modo geral, não antecipam alterações na procura de empréstimos por parte das empresas. Apenas uma instituição antevê um ligeiro aumento da mesma. No segmento dos particulares, três bancos anteveem, para o mesmo período, um ligeiro aumento da procura de empréstimos em ambos os segmentos de crédito.
 

i026423.jpg

                                                                                                                (Gráficos: Banco de Portugal)

Nota Técnica: o índice de difusão é calculado com utilização de uma escala que possibilita a agregação das respostas individuais, segundo a intensidade e sentido da resposta, a qual assume valores entre -1 e 1, correspondendo o valor 0 à situação “sem alterações”. Nas questões referentes à oferta, valores inferiores a 0 indicam critérios menos restritivos ou um impacto dos fatores no sentido de uma menor restritividade: o valor -0.5 corresponde a uma alteração “ligeira” (em termos de índice de difusão, tanto mais ligeira quanto mais próximo de 0 for o valor obtido), e o valor -1 a uma alteração considerável. Ao contrário, valores superiores a 0 indicam um aumento, quer da restritividade ao acesso a crédito bancário, quer das condições de risco dos mutuários: o valor 0.5 sinaliza alterações de intensidade ligeira, enquanto o valor 1 indica alterações consideráveis. Nas perguntas sobre procura, aplica-se a mesma escala, representando -1 e -0.5 uma redução da procura dirigida ao banco inquirido e 0.5 e 1 um aumento (ou um contributo dos fatores no mesmo sentido).

Documento Original PDF