Data: 09-04-2019
Mês: Abril
Ano: 2019

O índice de difusão (calculado com base num inquérito aos cinco principais bancos portugueses) traduz a restritividade do mercado de crédito português: para valores acima de zero significa um aumento da restritividade das concessões de crédito por parte dos bancos, para valores abaixo de zero, uma diminuição.

Oferta: De acordo com os resultados do inquérito de abril de 2019 às cinco instituições incluídas na amostra portuguesa, no 1º trimestre de 2019 os critérios de concessão de crédito e os termos e condições gerais aplicados nos empréstimos a empresas e a particulares permaneceram, em termos globais, inalterados face ao trimestre anterior.

Procura: No 1º trimestre de 2019 a procura de crédito por parte de empresas manteve-se praticamente inalterada face ao último trimestre de 2018. No segmento dos particulares, verificou-se uma ligeira diminuição da procura de crédito para aquisição de habitação, para a qual terá contribuído a medida macroprudencial aplicada aos novos créditos à habitação e ao consumo pelo Banco de Portugal. A procura de crédito para consumo e outros fins permaneceu virtualmente inalterada.

Para o 2º trimestre de 2019, a maioria das instituições participantes não antecipa alterações nos respetivos critérios de aprovação de crédito a empresas e a particulares, assim como na evolução da procura de crédito por parte destes dois sectores.

 

31

(Gráficos: Banco de Portugal)

 

Nota Técnica: o índice de difusão é calculado com utilização de uma escala que possibilita a agregação das respostas individuais, segundo a intensidade e sentido da resposta, a qual assume valores entre -1 e 1, correspondendo o valor 0 à situação “sem alterações”. Nas questões referentes à oferta, valores inferiores a 0 indicam critérios menos restritivos ou um impacto dos fatores no sentido de uma menor restritividade: o valor -0.5 corresponde a uma alteração “ligeira” (em termos de índice de difusão, tanto mais ligeira quanto mais próximo de 0 for o valor obtido), e o valor -1 a uma alteração considerável. Ao contrário, valores superiores a 0 indicam um aumento, quer da restritividade ao acesso a crédito bancário, quer das condições de risco dos mutuários: o valor 0.5 sinaliza alterações de intensidade ligeira, enquanto o valor 1 indica alterações consideráveis. Nas perguntas sobre procura, aplica-se a mesma escala, representando -1 e -0.5 uma redução da procura dirigida ao banco inquirido e 0.5 e 1 um aumento (ou um contributo dos fatores no mesmo sentido).

 

Documento PDF