Data: 28-05-2019
Mês: Maio
Ano: 2019

Em maio de 2019, o Indicador de Clima Económico diminuiu para 2,3 (%, MM3M), face aos 2,5 (%, MM3M) registados no mês anterior.

 

138

Entre abril e maio de 2019, o Indicador de Confiança dos Serviços registou um aumento de 13,7 para 14,4 e o do Comércio diminuiu de 3,2 para 2,7. No mesmo período, a Indústria Transformadora diminuiu de -2,9 para -3,7 e a Construção e Obras Públicas registou uma diminuição de -8,9 para -11,3. O Indicador de Confiança dos Consumidores aumentou de -9,3 para -9,0 (SRE, MM3M), em maio de 2019.

 

139

Na Indústria Transformadora, o sre das perspetivas de emprego diminuiu no mês de referência, após ter aumentado em março e abril.

No sector da Construção e Obras Públicas, saldo das opiniões sobre as perspetivas de emprego diminuiu entre março e maio, interrompendo a trajetória ascendente iniciada em dezembro de 2012.

No Comércio, as perspetivas de emprego agravaram-se ligeiramente em maio, após terem recuperado em março e abril, interrompendo o movimento ascendente iniciado em novembro.

Nos Serviços, o saldo das opiniões sobre a evolução recente do emprego diminuiu nos últimos dois meses, depois de ter aumentado entre janeiro e março. As perspetivas sobre a evolução futura do emprego recuperaram em maio, prolongando a trajetória ascendente iniciada em janeiro.

 

140

Nesta publicação, divulgada hoje pelo INE, inicia-se uma nova série do indicador de clima económico que passa a basear-se em saldos de respostas extremas ajustados de sazonalidade. O INE assinala, ainda, que este indicador completou cerca de 30 anos de observações e que apresenta uma forte correlação linear (0,93) com a taxa de variação homóloga do PIB em volume. Esta característica do ICE torna este indicador particularmente valioso para a análise de conjuntura visto que é mensal e disponibilizado com antecedência superior a um mês relativamente ao PIB em cada trimestre.

 

141

 

Documento PDF