Data: 15-07-2019
Mês: Julho
Ano: 2019

O Banco de Portugal publica hoje as estatísticas das empresas da central de balanços relativas ao 1º trimestre de 2019.

De acordo com o Banco de Portugal, no 1º trimestre de 2019, a rendibilidade bruta do ativo (EBITDA / total do ativo) das empresas não financeiras foi de 7,8%, menos 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior.

A rendibilidade das empresas privadas decresceu para a generalidade dos sectores de atividade económica, com exceção das sedes sociais e dos transportes e armazenagem, que apresentaram aumentos de 0,4 e 0,2 p.p., respetivamente, e do sector dos outros serviços, cuja rendibilidade não se alterou face ao trimestre anterior. As empresas públicas apresentaram uma redução da rendibilidade de 0,1 p.p.. Por classe de dimensão, a rendibilidade das PME reduziu 0,1 p.p., para 7,1%, e a das grandes empresas decresceu 0,2 p.p., para 9,9%.

A autonomia financeira (capital próprio / total do ativo) foi de 38,4%, o que corresponde a um aumento de 0,5 p.p. face ao final de 2018. Este aumento foi transversal a todos os sectores de atividade económica. O peso dos financiamentos obtidos no total do ativo diminuiu 0,1 p.p., para 33,7% no final do primeiro trimestre do ano.

O custo do financiamento (juros suportados / financiamentos obtidos) foi de 2,7%, 0,3 p.p. inferior ao verificado no período homólogo. Todos os sectores de atividade, com exceção dos transportes e armazenagem, apresentaram uma redução do custo do financiamento, por comparação com o período homólogo. Naquele sector, o custo do financiamento aumentou 0,1 p.p. no mesmo período.

O rácio de cobertura de juros suportados (EBITDA / juros suportados) situou-se em 8,4, o que corresponde a um aumento de 1,1 face ao período homólogo. As empresas públicas registaram uma redução de 1,0 neste indicador, o que se traduziu num maior nível de pressão financeira. As empresas privadas apresentaram uma redução do nível de pressão financeira para todos os sectores de atividade económica e classe de dimensão.

 

67

 

68

(Gráficos: Banco de Portugal)

 

Documento PDF