Data: 14-08-2019
Mês: Agosto
Ano: 2019

O Produto Interno Bruto (PIB), em termos homólogos, aumentou 1,8% em volume no 2º trimestre de 2019 (taxa idêntica à do trimestre anterior), de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais.

De acordo com o INE, o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu, refletindo a desaceleração das despesas de consumo final e, em larga medida, do Investimento. Em sentido contrário, o contributo da procura externa líquida foi menos negativo que o observado no trimestre anterior, em resultado da maior desaceleração das Importações de Bens e Serviços que a observada nas Exportações de Bens e Serviços.

Comparativamente com o 1º trimestre de 2019, o PIB aumentou 0,5%, em termos reais, mantendo a taxa verificada no trimestre anterior. O contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB foi negativo, após ter sido positivo no 1º trimestre. Por sua vez, o contributo da procura externa líquida foi positivo, depois de ter sido negativo no trimestre precedente.

 

63

 

Documento PDF