Segundo o INE, no 2º Trimestre 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,8% em volume face ao período homólogo e 0,5% em relação ao trimestre anterior (1,8% e 0,5%, respetivamente no trimestre anterior).
O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu para 2,4 p.p. (4,1 p.p. no 1º trimestre de 2018), devido sobretudo à desaceleração do Investimento. Esta desaceleração refletiu sobretudo a evolução das componentes da FBCF em Outras Máquinas e Equipamentos e em Construção, bem como do contributo ligeiramente negativo da variação de existências.
A procura externa líquida apresentou um contributo menos negativo, de -0,6 p.p. (-2,3 p.p. no trimestre precedente). As Exportações aumentaram 2% (VH) em volume e as Importações aumentaram 3,1% (VH). O contributo das exportações para o crescimento do PIB foi 1,0 p.p. e o das Importações foi -1,6 p.p. no 2º Trimestre 2019.
No 2º Trimestre 2019, o défice externo de bens e serviços fixou-se em -0,1% do PIB, o que compara com -0,7% no trimestre anterior e 0,6% no trimestre homólogo.
Relativamente à evolução homóloga do VAB dos sectores de atividade e ao seu contributo para a variação do PIB, o sector com o maior contributo foi o do Comércio, Reparação de Veículos, Alojamento e Restauração que apresentou um crescimento de 2,6%, contribuindo com 0,5 p.p. para a variação homóloga do PIB.
A produtividade real do trabalho registou uma variação homóloga de 0,9%, enquanto o Emprego aumentou 0,8% em relação ao trimestre homólogo.
Documento PDF