Data: 04-09-2019
Mês: Setembro
Ano: 2019

O World Economic Forum publica e divulga a cada biénio o Travel and Tourism Competitiveness Report. O TTCR foca-se no índice de competitividade que elenca o conjunto de factores e políticas que possibilitam o desenvolvimento sustentável do sector de viagens e turismo.

Os resultados do TTCI 2019, que abrange 140 economias, mostram que o transporte aéreo, a conectividade digital e a abertura internacional estão a progredir num contexto global de crescentes tensões comerciais e de nacionalismo. As viagens também se tornaram, na maior parte das vezes, mais baratas e seguras, com o pilar Competitividade dos preços com o maior aumento percentual desde 2017. Por outro lado, é necessário trabalhar para garantir a preservação dos activos culturais e naturais diante das crescentes visitas turísticas.

O ranking coloca Portugal na 12ª posição, dois lugares acima da edição anterior (2017) e em melhor posição que países como a Holanda (15ª), Noruega (20ª), Dinamarca (21ª), Suécia (22ª) ou Grécia (25ª). Os três primeiros lugares do ranking são ocupados por países europeus, Espanha, França e Alemanha, respetivamente, que mantêm as suas posições relativamente à edição anterior.

 

15

(Fonte: WEF)

Este ranking pretende medir os factores e as políticas que tornam atractivo o desenvolvimento do sector das viagens e turismo nos diferentes países que o compõem, e é desenvolvido com base em 4 sub-índices (Capacidade Ambiental, Políticas e Condições Favoráveis às Viagens e ao Turismo, Infraestruturas e Recursos Naturais e Culturais) que se distribuem em 14 pilares.

Nos 14 pilares, Portugal destaca-se em:

- Capacidade Ambiental: Protecção e segurança (9ª posição);

- Políticas e Condições Favoráveis às Viagens e ao Turismo: Prioridade às viagens e ao turismo (12ª posição);

- Infraestruturas: Infraestruturas de transporte aéreo (21ª posição), Infraestruturas de Serviços Turísticos (1ª posição);

- Recursos Naturais e Culturais: Recursos Culturais e Viagens de Negócios (15ª posição).

 

16

(Fonte: WEF)

 

Documento PDF