Data: 25-09-2017
Mês: Setembro
Ano: 2017
A Execução Orçamental revela que o saldo global das Administrações Públicas (que incluem o universo da Administração Central, Regional e Local e a Segurança Social), relativo ao período de janeiro a agosto de 2017, apresenta um valor de -2.033,7 milhões de euros, o que compara com -3.934,3 milhões de euros no período homólogo do ano anterior.
 
No que respeita à Administração Central e Segurança Social, as receitas aumentaram 4,3% face ao período homólogo, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada pela Direção Geral do Orçamento. Entre janeiro e agosto, a Administração Central e Segurança Social arrecadou um valor superior de receitas fiscais do que no período homólogo (5,1%, VHA), totalizando 27.236,0 milhões de euros. A contribuir para esta evolução estiveram os impostos directos (7,5% VHA) e os impostos indirectos (3,6% VHA).
 
Quanto à despesa da Administração Central e Segurança Social, esta diminuiu 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior (VHA). A contribuir para esta evolução destaca-se a redução da despesa com transferências, com enfoque na contração da despesa com pensões e prestações de desemprego, e, em menor grau, o decréscimo dos encargos com as concessões rodoviárias. Em sentido inverso, realce para o crescimento verificado em outras despesas, designadamente nas relacionadas com o pagamento de rendas à Parque Escolar pelos Estabelecimentos de Ensino Básico e Secundário, e na aquisição de bens e serviços no âmbito do programa orçamental “Saúde”. Referência ainda para o aumento da despesa com juros e outros encargos suportados pelas entidades públicas reclassificadas.
 
A Execução Orçamental revela que, em agosto de 2017, o défice global do Subsetor Estado fixou-se em 4.153,2 milhões de euros (5.973,0 milhões de euros no período homólogo). No período em análise, a receita efetiva do Subsector Estado foi de 28.965,9 milhões de euros (27.870,9 milhões de euros no período homólogo), enquanto a despesa efetiva foi de 33.119,1 milhões de euros (33.843,9 milhões de euros no período homólogo).
 

i026171.jpg

 

                                                                            (Tabela: DGO)

i026172.jpg

                                                                               (Tabela: DGO)

Documento Original PDF