Na décima primeira avaliação à economia portuguesa após o fim do programa de assistência financeira, a Comissão Europeia, mantém globalmente os valores para Portugal das Previsões Económicas de 13 de fevereiro de 2020. A data final de elaboração do relatório foi 6 de março de 2020, anterior ao início da implementação de medidas de confinamento em Portugal.
Nessa data, a Comissão Europeia previa que Portugal iria registar um crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,7% em 2020 e em 2021. A taxa de desemprego em Portugal diminuiria de 6,3% em 2019 para 5,9% em 2018 e 5,6% em 2019.
De acordo com a Comissão Europeia, o surto do coronavírus Covid-19 terá impacto sobre a situação económica e orçamental de Portugal e dos outros Estados-Membros da UE. O governo português reagiu à pandemia Covid-19, principalmente a partir de 12 de março, com um vasto pacote de medidas, dirigido aos desafios mais imediatos de saúde pública e com a implementação de medidas de distanciamento social. O pacote também incluiu medidas para combater o impacto económico negativo do Covid-19. Este impacto económico dependerá da duração e a magnitude do confinamento e da respectiva resposta política, não sendo ainda possível quantificar este impacto.
Documento PDF