Data: 16-04-2020
Mês: Abril
Ano: 2020

Durante o período de 20 de março a 3 de abril, a equipa do Nova SBE Data Science Knowledge Center, em parceria com o Nova SBE Leadership For Impact Knowledge Center, lançou um questionário para aferir o Impacto do COVID-19 e do Estado de Emergência nas Organizações Sociais de Portugal. Este questionário foi realizado no início do período de confinamento, pelo que é natural que exista uma evolução das respostas das organizações nas próximas semanas ou meses.

Considerando o estado de confinamento e distanciamento social presente, 77% destas organizações estão a sentir os efeitos destas medidas na sua atividade e em particular na sua capacidade de gerar receitas. Apenas 23% das organizações considera que não existe uma queda de receitas, sendo que as restantes sentem uma queda significativa das receitas associada à prestação de serviços (34%), atividades de angariação de fundos e donativos (29%) e também mensalidades ou quotas de associados (26%).

Foi também questionado às organizações se achavam que este surto estaria a criar algum novo problema social, ao que a grande maioria das organizações respondentes (78%) indicou uma crise social e financeira, em paralelo com o aumento de pobreza.

 

72