No 1º trimestre de 2020, o Produto Interno Bruto (PIB), em termos homólogos, diminuiu 2,4% em volume, após o aumento de 2,2% no trimestre anterior.
A contracção da actividade económica reflecte o impacto da pandemia COVID-19 que já se fez sentir significativamente no último mês do trimestre. O contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi negativo no 1º trimestre (-1,4 pontos percentuais – p.p.), após ter sido positivo no trimestre anterior, traduzindo a diminuição mais intensa das Exportações de Bens e Serviços que a observada nas Importações de Bens e Serviços. A procura interna registou um contributo negativo (-1,0 p.p.), pela primeira vez desde o 3º trimestre de 2013, associada à diminuição do consumo privado e do Investimento.
Comparativamente com o 4º trimestre de 2019, o PIB diminuiu 3,9% em termos reais (variação em cadeia de +0,7% no trimestre anterior). Este resultado é explicado por contributos negativos da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB (-2,0 p.p., após ter sido positivo no trimestre anterior) e da procura interna (-1,9 p.p.), que foi mais negativo que no trimestre anterior (-0,7 p.p.).
Documento PDF