Data: 21-05-2020
Mês: Maio
Ano: 2020

No 1º trimestre de 2020, o Índice de Custo do Trabalho (ICT), ajustado de dias úteis, registou uma taxa de variação homóloga de 6,5% (0,8% no 4º trimestre de 2019).

Aquela variação homóloga foi explicada pelo acréscimo de 3,1% no custo médio por trabalhador conjugado com o decréscimo de 3,2% no número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador. O acréscimo da primeira componente e o decréscimo da componente horas ocorreram em todas as atividades económicas analisadas. O decréscimo na componente horas contrasta com o acréscimo observado no trimestre anterior, justificando a aceleração do ICT no 1.º trimestre de 2020.

As duas principais componentes dos custos do trabalho são os custos salariais e os outros custos (por hora efetivamente trabalhada). Os custos salariais aumentaram 6,3% e os outros custos aumentaram 7,6%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para o subgrupo de atividades económicas pertencentes às secções B a N (que abrangem, genericamente, o sector privado da economia) ocorreu um acréscimo homólogo do ICT, de 6,2%. No subgrupo composto pelas restantes atividades económicas (secções O a S), que incluem maioritariamente, mas não exclusivamente, as actividades do sector público da economia, verificou-se um acréscimo homólogo do ICT de 7,0%.

 

120

(Gráficos: INE)

 

Documento PDF