Data: 29-05-2020
Mês: Maio
Ano: 2020

Na semana de 18 a 24 de maio, o tráfego de comunicações eletrónicas caiu face à semana anterior, 7% no caso dos dados e 2% no caso da voz.

Depois do excepcional crescimento verificado na sequência da declaração de pandemia e do início do estado de emergência, o tráfego parece ter iniciado uma trajetória descendente, tendo atingido na semana em análise o seu valor mínimo desde a semana de 2 a 8 de março, no caso da voz, e desde o início do estado de emergência no caso do tráfego de dados.

Todos os tipos de tráfego entraram em queda. Face à semana anterior, o tráfego de dados de fixo diminuiu 7% e o tráfego de dados móveis caiu 3%, sendo este último inferior ao tráfego da semana anterior à declaração de pandemia. No caso do tráfego de voz, tanto a voz móvel (-2%), como a voz fixa (-5%), registaram diminuições.

O tráfego de dados encontra-se ainda 40% acima do verificado no período pré-COVID19, representando os dados fixos mais de 95% do total. O tráfego de voz foi 15% superior ao registado na semana anterior à declaração de pandemia. A voz móvel tem um peso de 88% no total do tráfego de voz.

 

151

(Gráfico: ANACOM)

 

O tráfego de encomendas também caiu nesta semana (5%), face à semana anterior. Depois do mínimo atingido na semana posterior ao início do estado de emergência, o tráfego de encomendas iniciou uma recuperação que o fez ultrapassar (semana de 13 a 19 de abril) os valores contabilizados nas semanas anteriores à declaração de pandemia e atingir um máximo na semana posterior ao final do estado de emergência e ao início do desconfinamento (4 a 10 de maio). Nas últimas duas semanas, o tráfego caiu, mas está 18% acima do valor do período pré-COVID19.

 

152

(Gráfico: ANACOM)

 

Nota: período pré-COVID19 - semana de 2 a 8 de março de 2020.

 

Documento PDF