Data: 15-10-2020
Mês: Outubro
Ano: 2020

O Banco de Portugal publica hoje as estatísticas das empresas da central de balanços relativas ao 2º trimestre de 2020.

De acordo com o Banco de Portugal, no ano terminado no segundo trimestre de 2020, a rendibilidade do ativo (EBITDA / ativo) das empresas não financeiras foi de 6,7%, valor inferior em 0,9 pontos percentuais (pp) ao do ano terminado no primeiro trimestre de 2020. A rendibilidade das empresas privadas diminuiu 1,6 pp no setor dos transportes e armazenagem, 1,2 pp nas indústrias, 1,1 pp nos outros serviços e nas sedes sociais e 0,3 pp no comércio. No setor da construção a rendibilidade não se alterou face ao trimestre anterior e no setor da eletricidade aumentou 0,1 pp.

As empresas públicas apresentaram uma redução da rendibilidade de 2,2 pp. Por classe de dimensão, a rendibilidade das PME decresceu 0,6 pp, para 6,3% no ano terminado no segundo trimestre, e a das grandes empresas diminuiu 1,0 pp, para 8,6%.

A autonomia financeira (capital próprio / total do ativo) fixou-se em 38,9%, o que corresponde a uma redução de 0,1 pp face ao trimestre anterior e uma estabilização face ao final do ano de 2019. Em relação ao trimestre anterior, a autonomia financeira diminuiu nos setores das indústrias, da construção, dos transportes e armazenagem e das sedes sociais, tendo aumentado nos setores da eletricidade e dos outros serviços e permanecido inalterada no comércio.

O custo do financiamento (gastos de financiamento / financiamentos obtidos) foi de 3,2% no ano terminado no segundo trimestre, valor igual ao observado no ano terminado no primeiro trimestre e também no período homólogo.

O rácio de cobertura de gastos de financiamento (EBITDA / gastos de financiamento) situou-se em 6,4, o que corresponde a uma redução de 0,7 face, quer ao trimestre anterior, quer ao período homólogo. Por comparação com o período homólogo, todos os setores das empresas privadas, com exceção da eletricidade e da construção, apresentaram reduções neste indicador, tal como as empresas públicas.

 

64

(Gráficos: Banco de Portugal)

 

Documento PDF