Data: 19-01-2021
Mês: Janeiro
Ano: 2021

O índice de difusão (calculado com base num inquérito aos cinco principais bancos portugueses) traduz a restritividade do mercado de crédito português: para valores acima de zero significa um aumento da restritividade das concessões de crédito por parte dos bancos, para valores abaixo de zero uma diminuição.

Oferta: No 4º trimestre de 2020, os critérios de concessão de crédito a empresas tornaram-se mais restritivos, sobretudo em empréstimos de longo prazo. Os termos e condições dos empréstimos concedidos a empresas também foram considerados ligeiramente mais restritivos para grandes empresas. Este aumento da restritividade encontra-se a associado a uma maior perceção de riscos associados à situação e perspetivas de setores ou empresas específicos e, em menor grau, de riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais e às garantias exigidas.

Para o 1º trimestre de 2021, os bancos antecipam critérios de concessão de crédito mais restritivos para empresas (especialmente para PME e em empréstimos de longo prazo) e praticamente inalterados para particulares.

Procura: Relativamente à procura de crédito, no 4º trimestre de 2020, registou-se uma ligeira diminuição, sobretudo nas grandes empresas. De acordo com o inquérito, esta evolução é explicada pela redução das necessidades de financiamento de investimento e de financiamento de fusões/aquisições e restruturação empresarial.

No segmento dos particulares, a procura permaneceu praticamente inalterada, tanto no crédito à habitação como no consumo.

Para o 1º trimestre de 2021, as expectativas apontam para níveis de procura de crédito por parte das empresas e dos particulares praticamente inalterados.

 

78

(Gráficos: Banco de Portugal)

 

Nota Técnica: o índice de difusão é calculado com utilização de uma escala que possibilita a agregação das respostas individuais, segundo a intensidade e sentido da resposta, a qual assume valores entre -1 e 1, correspondendo o valor 0 à situação “sem alterações”. Nas questões referentes à oferta, valores inferiores a 0 indicam critérios menos restritivos ou um impacto dos fatores no sentido de uma menor restritividade: o valor -0.5 corresponde a uma alteração “ligeira” (em termos de índice de difusão, tanto mais ligeira quanto mais próximo de 0 for o valor obtido), e o valor -1 a uma alteração considerável. Ao contrário, valores superiores a 0 indicam um aumento, quer da restritividade ao acesso a crédito bancário, quer das condições de risco dos mutuários: o valor 0.5 sinaliza alterações de intensidade ligeira, enquanto o valor 1 indica alterações consideráveis. Nas perguntas sobre procura, aplica-se a mesma escala, representando -1 e -0.5 uma redução da procura dirigida ao banco inquirido e 0.5 e 1 um aumento (ou um contributo dos fatores no mesmo sentido).

 

Documento PDF