Data: 26-02-2021
Mês: Fevereiro
Ano: 2021

O INE divulgou hoje o “Inquérito Rápido e Excecional às Empresas - COVID-19”, uma iniciativa conjunta com o Banco de Portugal, baseado num questionário de resposta rápida com o objetivo de identificar alguns dos principais efeitos da pandemia COVID-19 na atividade das empresas.

De acordo com o inquérito, na 1ª quinzena de fevereiro de 2021,

  • 92% das empresas estavam em produção ou funcionamento, mesmo que parcialmente.
  • 62% das empresas registaram uma redução no volume de negócios face ao mesmo período do ano anterior, antes dos efeitos da pandemia.

 

140

(Gráfico: INE)

 

  • Entre 5% a 24% das empresas respondentes beneficiam atualmente de cada uma das medidas de apoio governamentais, sendo que destas, a grande maioria considera-as muito importantes para a sua situação de liquidez.
  • 24% das empresas beneficiam atualmente da moratória ao pagamento de juros e capital de créditos já existentes. O acesso a novos créditos com juros bonificados ou garantias foi referido por 17% das empresas, enquanto 15% recorreram ao layoff simplificado. A grande maioria das empresas que beneficiam das medidas avaliou-as como muito importantes para a sua situação de liquidez.
  • O Alojamento e restauração é o setor com a percentagem mais elevada de empresas a beneficiarem atualmente de cada uma das medidas de apoio, destacando-se o layoff simplificado (65%) e o Programa Apoiar: Apoiar.pt, Apoiar restauração e Apoiar + simples (61%).

 

141

(Gráfico: INE)

 

Documento PDF