Data: 21-09-2021
Mês: Setembro
Ano: 2021

Em julho de 2021, o endividamento do Sector Não Financeiro situava-se em 761,3 mil milhões de euros, dos quais 347,3 mil milhões respeitavam ao Sector Público e 414,0 mil milhões ao Sector Privado. No Sector Privado, 269,5 mil milhões de euros são respeitantes às Empresas privadas e 144,5 mil milhões de euros aos Particulares.

Relativamente ao mês anterior, o endividamento do Sector Não Financeiro diminuiu 1,2 mil milhões de euros, fruto de um decréscimo de 3,2 mil milhões de euros no endividamento do Sector Público e de um aumento de 2,0 mil milhões de euros no endividamento do Sector Privado.

 

82

 

Relativamente a julho de 2020, o endividamento do Sector Não Financeiro aumentou 23,2 mil milhões de euros, fruto de um acréscimo de 15,1 mil milhões de euros no endividamento do Sector Público e de um aumento de 8,1 mil milhões de euros no endividamento do Sector Privado.

Ao nível do Sector Privado, observou-se o aumento do endividamento das Empresas em 4,5 mil milhões de euros e o aumento do endividamento dos Particulares em 3,6 mil milhões de euros.

 

83

 

Em julho de 2021, a taxa de variação anual (TVA) do endividamento total das empresas privadas foi de 1,8%, menos 0,2 pontos percentuais do que o registado no mês anterior. A TVA do endividamento total dos particulares aumentou de 2,7% para 2,8%.

 

84

 

Nota: O endividamento do sector não financeiro compreende as posições em final de período das sociedades não financeiras, administrações públicas e particulares (incluindo estes últimos as famílias, os empresários em nome individual e as instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias), referentes a passivos sob a forma de empréstimos, títulos de dívida (valor nominal) e créditos comerciais. No caso da administração central incluem-se ainda os certificados de aforro, certificados do Tesouro e outras responsabilidades do Tesouro. Valores não consolidados.

As Taxas de variação anual dos saldos em fim de período estão numa ótica consolidada.

 

Documento PDF