No 1.º trimestre de 2022, os residentes em Portugal realizaram 4,7 milhões de viagens, o que correspondeu a um acréscimo homólogo de 195,6%1 (+0,3% face ao 1.ºT 2019; 96,1% de variação homóloga no 4.ºT 2021). As viagens em território nacional corresponderam a 90,5% das deslocações (4,2 milhões) e aumentaram 175,8%, em termos homólogos (3,6% quando comparado com o 1.ºT 2019). As viagens com destino ao estrangeiro cresceram 846,9% face ao 1.º trimestre de 2021, mas ficaram ainda 23,0% abaixo dos níveis de 2019, totalizando 443,4 mil viagens, o que correspondeu a 9,5% do total (8,7% no 4.ºT 2021). Estas variações devem-se às fortes restrições às deslocações no contexto pandémico no 1.ºT 2021, quando as viagens tinham diminuído 55,3% em território nacional e 89,5% com destino ao estrangeiro.
A “visita a familiares ou amigos” foi a principal motivação para viajar no 1.º trimestre de 2022 (2,2 milhões de viagens, +187,7% face ao 1.ºT 2021; +4,4% face ao 1.ºT 2019), apesar da perda de representatividade (46,1% do total, -1,3 p.p. face ao 1.ºT 2021). O motivo “lazer, recreio ou férias” correspondeu a 1,8 milhões de viagens (39,2% do total, +13,0 p.p. face ao 1.ºT 2021), revelando um crescimento homólogo de 342,2% (3,0% face ao 1.ºT 2019).
Os “hotéis e similares” concentraram 21,9% das dormidas resultantes das viagens turísticas no 1.º trimestre de 2022, reforçando a sua representatividade (+16,3 p.p. que no 1.ºT 2021). O “alojamento particular gratuito” manteve-se como a principal opção de alojamento (71,0% das dormidas, -17,6 p.p. que no 1.ºT 2021).
No processo de organização das deslocações, a internet foi utilizada em 20,4% dos casos (+15,6 p.p. face ao 1.ºT 2021), tendo este recurso sido opção em 67,5% das viagens para o estrangeiro (+29,5 p.p. face ao 1.ºT 2021) e em 15,4% das viagens em território nacional (+11,7 p.p. face ao 1.ºT 2021).
(Gráficos: INE)
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