Data: 25-10-2022
Mês: Outubro
Ano: 2022

O índice de difusão (calculado com base num inquérito aos cinco principais bancos portugueses) traduz a restritividade do mercado de crédito português: para valores acima de zero significa um aumento da restritividade das concessões de crédito por parte dos bancos, para valores abaixo de zero uma diminuição.

Oferta:

  • Critérios de concessão de crédito: nas empresas, ligeiramente mais restritivos sobretudo em empréstimos de longo prazo a PME; nos particulares, ligeiramente mais restritivos no crédito à habitação e sem alterações no crédito ao consumo e outros fins.
    • Fatores: nas empresas, a perceção de riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais e de empresas ou setores de atividade específicos contribuíram para tornar os critérios de concessão de crédito mais restritivos.
  • Termos e condições do crédito: no crédito a empresas, ligeiro aumento do spread aplicado nos empréstimos de maior risco e condições ligeiramente mais restritivas no que respeita a garantias exigidas, montante e maturidade do empréstimo. No crédito a particulares, termos e condições sem alterações.
    • Fatores: a perceção de riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais e de empresas ou setores específicos contribuíram para tornar os termos e condições de novos empréstimos a empresas mais restritivos.
  • Proporção de pedidos de empréstimo rejeitados: ligeiro aumento no crédito a PME e a particulares.
  • Expetativas: critérios de concessão de crédito mais restritivos para empresas (especialmente para PME e em empréstimos de longo prazo) e ligeiramente mais restritivos para particulares.

Procura:

  • Procura de empréstimos por parte de empresas: ligeira diminuição, transversal às diferentes dimensões de empresas e em empréstimos de longo prazo. – Fatores: o financiamento de existências e de necessidades de fundo de maneio contribuiu ligeiramente para aumentar a procura por parte das empresas, em todas as classes de dimensão.
    • Fatores: a redução das necessidades de financiamento de investimento e o nível geral das taxas de juro contribuíram para a diminuição da procura de crédito por empresas, parcialmente compensada pelo aumento das necessidades de financiamento de existências e de fundo de maneio.
  • Procura de empréstimos por parte de particulares: ligeira diminuição, em particular para aquisição de habitação.
    • Fatores: a confiança dos consumidores, as perspetivas para o mercado da habitação e, em menor grau, o nível geral das taxas de juro contribuíram ligeiramente para reduzir a procura de crédito à habitação; no crédito ao consumo e outros fins, a confiança dos consumidores contribuiu ligeiramente para diminuir a procura.
  • Expetativas: diminuição da procura, mais evidente nas grandes empresas e em empréstimos de longo prazo; em sentido contrário, ligeiro aumento da procura de empréstimos de curto prazo. Nos particulares, diminuição da procura de crédito, mais acentuada no segmento da habitação.

111

112

(Gráficos: Banco de Portugal)

Nota Técnica: o índice de difusão é calculado com utilização de uma escala que possibilita a agregação das respostas individuais, segundo a intensidade e sentido da resposta, a qual assume valores entre -100 e 100, correspondendo o valor zero à situação “sem alterações”.

Documento PDF