Data: 11-11-2022
Mês: Novembro
Ano: 2022

Em outubro de 2022, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Portugal registou uma taxa de variação homóloga de 10,1%, valor superior ao registado no mês anterior em 0,8 p.p. Excluindo do IPC os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação homóloga foi 7,1%, superior em 0,2 p.p. à registada no mês anterior.

O IPC registou uma variação mensal de 1,2%, variação idêntica no mês anterior e de 0,5% em outubro de 2021.

A taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC foi de 6,7% (6,0% no mês anterior). Excluindo do IPC os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação média foi de 4,7%, 4,2% no mês anterior.

74

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação homóloga de 10,6%, aumentando 0,8 p.p. em relação ao verificado no mês anterior. Refira-se que o IHPC, que é utilizado na comparação entre os diversos países da União Europeia, se diferencia do IPC devido à inclusão, na estrutura de ponderação do IHPC, da despesa realizada pelos não residentes, parcela esta excluída do âmbito do IPC.

De acordo com a informação disponível relativa a outubro de 2022, a taxa de variação homóloga do IHPC da área do Euro foi superior em 0,1 p.p. à do IHPC português, mantendo-se esta diferença comparativamente com o observado no mês anterior.

75

(Gráfico: INE)

Documento PDF