Data: 10-07-2023
Mês: Julho
Ano: 2023

O European Innovation Scoreboard (EIS) 2023 coloca mais uma vez Portugal no grupo dos países classificados como inovadores moderados, com desempenho de 85,6% da média da UE. Este valor aumentou 7,7 p.p. em relação a 2016, muito embora um aumento inferior ao da média da UE (8,5 p.p.), o que torna a distância de Portugal para a média da UE maior. Não obstante, de 2022 para 2023, Portugal regista um aumento de 3,0 p.p., o que representa uma redução da distância face à média da UE (0,6 p.p.). Portugal ocupa a 18.ª posição, uma posição abaixo da registada na edição anterior (17.ª posição).

O EIS é um painel que produz anualmente uma avaliação comparativa do desempenho dos países da UE27 nas áreas da investigação e da inovação, classificando-os em Inovadores Líder, Forte, Moderado, ou Modesto. No EIS, os 27 Estados-Membros da UE são classificados e reunidos em quatro diferentes grupos de acordo com a sua performance. Esta classificação depende do cálculo realizado com base em quatro tipos principais de indicadores – Framework conditions, Investments, Innovation activities, e Impacts - e 12 dimensões de inovação, considerando no total 32 indicadores, dando origem a um indicador compósito que mede a performance média de cada país.

As dimensões em que Portugal obtém uma pontuação superior a 120% da média europeia são: Sistemas de Investigação Atrativos, e Digitalização. Portugal têm pontuações particularmente boas nos seguintes indicadores: Estudantes de doutoramento estrangeiros, Apoios governamentais ao I&D empresarial, Copublicações público-privadas.

Por outro lado, as dimensões em que Portugal mais se afasta da média europeia são: Sustentabilidade ambiental, e Investimento Empresarial. Portugal têm as piores pontuações nos seguintes indicadores: Emissões para a atmosfera de partículas finas, Despesa em inovação por trabalhador, e Despesas de capital de risco.

 

47
(Gráfico: Comissão Europeia)

 

48


(Tabela: Comissão Europeia)

 

Documento PDF