Data: 12-02-2024
Mês: Fevereiro
Ano: 2024

Em janeiro de 2024, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Portugal registou uma taxa de variação homóloga de 2,3%, valor superior ao registado no mês anterior em 0,9 p.p.. Excluindo do IPC os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação homóloga foi 2,4%, inferior em 0,2 p.p. à registada no mês anterior.

O IPC registou uma variação mensal nula, o que compara com uma variação de -0,4% no mês anterior e de -0,8% em janeiro de 2023.

A taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC foi de 3,8% (4,3% no mês anterior). Excluindo do IPC os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação média foi de 4,6% (5,0% no mês anterior).

53

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação homóloga de 2,5%, aumentando 0,6 p.p. em relação ao verificado no mês anterior. Refira-se que o IHPC, que é utilizado na comparação entre os diversos países da União Europeia, se diferencia do IPC devido à inclusão, na estrutura de ponderação do IHPC, da despesa realizada pelos não residentes, parcela esta excluída do âmbito do IPC.

De acordo com a informação disponível relativa a janeiro de 2024, a taxa de variação homóloga do IHPC da área do Euro foi superior em 0,3 p.p. à do IHPC português, diminuindo esta diferença em 0,7 p.p. comparativamente com o observado no mês anterior.

54

(Gráfico: INE)

Download PDF