Data: 09-04-2024
Mês: Abril
Ano: 2024

A avaliação da oferta e da procura refere-se ao primeiro trimestre de 2024, por comparação com o trimestre anterior. As expectativas referem-se ao segundo trimestre de 2024.

Oferta:

  • ·Critérios de concessão de crédito: praticamente inalterados no crédito a empresas e no crédito a particulares para aquisição de habitação e para consumo e outros fins.

– Fatores: a perceção de riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais contribuíram para um ligeiro aumento da restritividade na concessão de crédito às empresas. A perceção de riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais e à qualidade creditícia dos consumidores e, em menor grau, a tolerância a riscos contribuíram para um ligeiro aumento da restritividade na concessão de crédito ao consumo e outros fins.

  • ·Termos e condições do crédito: ligeira diminuição na taxa de juro praticada, no spread nos empréstimos de risco médio e nas comissões e outros encargos não relacionados com taxas de juro concedidos a PME. No segmento da habitação, ligeira diminuição no spread dos empréstimos de risco médio e ligeiro aumento no spread dos empréstimos de maior risco. No crédito ao consumo e outros fins, ligeiro aumento das taxas de juro e da restritividade, refletido no montante do empréstimo.

– Fatores: no crédito a empresas e a particulares para aquisição de habitação, a concorrência de outras instituições contribuiu ligeiramente para reduzir o spread aplicado nos empréstimos de risco médio e aumentar o spread aplicado nos empréstimos de maior risco, no segmento da habitação.

  • ·Proporção de pedidos de empréstimo rejeitados: ligeira diminuição nos empréstimos a PME, ligeiro aumento no crédito para a habitação e aumento nos empréstimos para consumo e outros fins.
  • ·Expetativas: critérios de concessão praticamente inalterados no crédito a empresas e no crédito a particulares para aquisição de habitação, e ligeiramente mais restritivos no crédito ao consumo e outros fins.

47

(Gráfico: Banco de Portugal)

Procura:

  • ·Procura de empréstimos por parte de empresas: ligeira diminuição da procura, por parte das PME e, em menor grau, das grandes empresas, sobretudo por empréstimos de longo prazo.

– Fatores: o nível geral das taxas de juro e, em menor grau, a redução das necessidades de financiamento do investimento contribuíram para a diminuição da procura de empréstimos por empresas. O recurso à geração interna de fundos como fonte de financiamento alternativa

contribuiu ligeiramente para essa evolução, sobretudo no caso das grandes empresas.

  • ·Procura de empréstimos por parte de particulares: ligeira diminuição nos segmentos da habitação e do consumo e outros fins.

– Fatores: o nível geral das taxas de juro e a confiança dos consumidores foram os principais fatores a contribuir para a redução da procura no segmento do crédito ao consumo e outros fins e, em menor grau, no segmento da habitação.

  • ·Expetativas: ligeira diminuição da procura de crédito por parte das empresas de todas as dimensões e prazos de maturidade. Ligeiro aumento da procura de crédito para a habitação e uma ligeira diminuição da procura de crédito para consumo e outros fins.

48

(Gráficos: Banco de Portugal)

Notas:

  • ·Oferta de crédito – A oferta de crédito corresponde aos critérios de concessão reportados pelos bancos. O índice de difusão varia entre -100 e 100. Valores inferiores (superiores) a zero traduzem critérios menos (mais) restritivos. O valor zero corresponde a praticamente sem alteração. Os dados para o último trimestre correspondem a expetativas dos bancos inquiridos.
  • ·Procura de crédito – O índice de difusão varia entre -100 e 100. Valores inferiores (superiores) a zero traduzem uma redução (um aumento) da procura. O valor zero corresponde a praticamente sem alteração. Os dados para o último trimestre correspondem a expetativas dos bancos inquiridos.

Download PDF