A remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 5,9%, para 1777 euros, no 4º trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. A componente regular e a componente base daquela remuneração aumentaram 6,5% e 6,1%, situando-se em 1301 euros e 1218 euros, respetivamente.
Em termos reais, tendo por referência a variação do Índice de Preços do Consumidor, a remuneração bruta total mensal média aumentou 3,2% e as suas componentes regular e base aumentaram 3,8% e 3,4%.
Estes resultados abrangem 4,8 milhões de postos de trabalho, correspondentes a beneficiários da Segurança Social e a subscritores da Caixa Geral de Aposentações, mais 2,5% do que no mesmo período de 2023.
(Gráficos: INE)
Em 2024, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador aumentou, em relação a 2023, para 1602 euros (6,3%), a componente regular para 1294 euros (6,4%) e a componente base para 1213 euros (6,2%). Em termos reais, na comparação anual, os três tipos de remuneração aumentaram: 3,8%, 3,9% e 3,7%, respetivamente.
Remuneração bruta é a remuneração ilíquida, em dinheiro ou em géneros, paga aos trabalhadores pelas horas de trabalho efetuadas ou pelo trabalho realizado no período normal e no extraordinário, incluindo o pagamento de horas remuneradas mas não efetuadas (férias, feriados e outras ausências pagas), e os subsídios de caráter regular, tais como subsídios de alimentação, função, alojamento ou transportes, diuturnidades ou prémios de antiguidade, produtividade, assiduidade e isenção de horário, ou trabalhos penosos, perigosos, sujos, por turnos e noturnos.
Remuneração bruta mensal regular é a remuneração ilíquida mensal que corresponde ao somatório da remuneração de base com outras componentes remuneratórias regulares, nomeadamente subsídios de alimentação, diuturnidades ou prémios de antiguidade, prémios, bónus e outras prestações regulares de carácter mensal e exclui, entre outras componentes salariais, os subsídios de férias e de Natal, pelo que tem um comportamento menos sazonal. Em 2024, correspondia a 80,8% da remuneração bruta mensal total.
Remuneração de base é o montante ilíquido (antes da dedução de quaisquer descontos) em dinheiro e/ou géneros, pago com caráter regular e garantido ao trabalhador no período de referência e correspondente ao período normal de trabalho. Em 2024, correspondia a 75,7% da remuneração bruta mensal total.
Download PDF