Data: 28-11-2025
Mês: Novembro
Ano: 2025

No 3º trimestre de 2025, o Produto Interno Bruto (PIB), em volume, registou uma variação homóloga de 2,4%, taxa superior em 0,6 pontos percentuais (pp) à observada no trimestre precedente.

O contributo negativo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi menos acentuado no 3º trimestre, refletindo simultaneamente a desaceleração das importações de bens e serviços e o aumento das exportações de bens e serviços. O contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu, passando de 4,0 pp no 2º trimestre para 3,6 pp, refletindo a desaceleração do investimento.

Comparando com o 2º trimestre de 2025, o PIB aumentou 0,8% em volume (0,7% no trimestre anterior). O contributo da procura externa líquida para a taxa de variação em cadeia do PIB passou de -0,3 pp para -0.6 pp, com a aceleração das Importações de Bens e Serviços a superar a evolução das Exportações de Bens e Serviços, que aumentaram. Por outro lado, o contributo positivo da procura interna aumentou para 1,4 pp (0.9 pp no trimestre anterior), verificando-se crescimentos mais intensos do consumo privado e do investimento.

97

(Gráfico: INE)

Download PDF