O INE divulgou hoje a publicação “Estatísticas do Comércio Internacional 2015”, que contém os resultados provisórios das estatísticas do Comércio Internacional de Bens relativas ao ano 2015.
Em 2015 as exportações de bens atingiram 49.826 milhões de euros, o que corresponde a um aumento nominal de 3,7% relativamente ao ano anterior. As importações de bens cresceram 2,2%, totalizando 60.310 milhões de euros. Registou-se um défice de 10.485 milhões de euros, menos 494 milhões de euros que no ano anterior.
Angola perdeu a sua posição como principal parceiro Extra-UE de Portugal, posição que passou a ser ocupada pelos Estados Unidos nas exportações e pela China nas importações.
As exportações portuguesas apresentaram um dinamismo superior à evolução registada nas importações totais de bens efetuadas pelos cinco principais países de destino (Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos).
De acordo com os dados da ONU, em 2014 Portugal foi dos três principais exportadores mundiais em diversos bens, destacando-se claramente na exportação de Cortiça e suas obras.
(Gráfico: INE)
Documento Original PDF