Em maio de 2026, os estabelecimentos hoteleiros acolheram cerca de 8,0 milhões de dormidas, valor superior ao registado no mesmo período do ano anterior e que se traduz numa variação homóloga de 2,8% (VH). No mês em análise, os não residentes foram responsáveis por cerca de 5,9 milhões de dormidas (1,1%, VH), enquanto os residentes representaram cerca de 2,1 milhões de dormidas (7,6%, VH).
De janeiro a maio de 2026, a hotelaria registou 28,7 milhões de dormidas, valor superior ao registado no mesmo período do ano passado (1,5%, variação homóloga acumulada – VHA). No período em análise, os residentes foram responsáveis por 8,4 milhões de dormidas (2,2%, VHA) e os não residentes representam 20,3 milhões de dormidas (1,3%, VHA).

Em maio de 2026, os estabelecimentos hoteleiros obtiveram proveitos de 755,7 milhões de euros, o que corresponde a uma variação homóloga de 5,8%.
Em termos regionais (NUTS II), em maio de 2026, destacam-se as regiões do Alentejo (22,9%), do RA Açores (10,8%) e do Algarve (10,5%) que apresentaram as maiores variações homólogas positivas.
De janeiro a maio de 2026, foram registados 2362,4 milhões de euros de proveitos na hotelaria, o que se traduz numa variação homóloga acumulada de 5,7%.


Download PDF
