Data: 22-05-2017
Mês: Maio
Ano: 2017

Em março de 2017, o endividamento do Sector Não Financeiro situava-se em 718,6 mil milhões de euros, dos quais 311,2 mil milhões respeitavam ao Sector Público e 407,5 mil milhões ao Sector Privado, dos quais 265,8 são respeitantes às Empresas privadas e 141,7 aos Particulares.

i025200.jpg

Relativamente ao mês de fevereiro de 2017, o endividamento do setor público diminuiu 0,4 mil milhões de euros e o endividamento do setor privado aumentou 1,6 mil milhões de euros, resultando num aumento de 1,2 mil milhões de euros para o conjunto do setor não financeiro .

Segundo o Banco de Portugal, a diminuição do endividamento do setor público deveu-se, sobretudo, à redução do financiamento obtido junto do exterior e das administrações públicas, redução essa que foi parcialmente compensada pelo incremento do financiamento obtido junto dos restantes setores residentes, com destaque para o setor financeiro.

O aumento do endividamento do setor privado reflete o acréscimo do endividamento externo das empresas privadas, ligeiramente compensado pelo decréscimo do endividamento das mesmas e dos particulares junto do setor financeiro residente.

i025201.jpg

i025202.jpg

Nota: O endividamento do sector não financeiro compreende as posições em final de período das sociedades não financeiras, administrações públicas e particulares (incluindo estes últimos as famílias, os empresários em nome individual e as instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias), referentes a passivos sob a forma de empréstimos, títulos de dívida (valor nominal) e créditos comerciais. No caso da administração central incluem-se ainda os certificados de aforro, certificados do Tesouro e outras responsabilidades do Tesouro.

 

Documento Original PDF